A prova de proficiência

Uma das coisas que o college vai te pedir quando você tentar se matricular é a famosa Prova de Proficiência. Essa prova nada mais é que uma forma de avaliar o seu nível de inglês. Já vou começar com uma polemica aqui, para mim, ela não avalia nada. Uai, mas porque fazer então?

Infelizmente essa é a única forma que os colleges tem de avaliar de forma segura se você está apto a fazer a curso. Não é vantajoso para a escola receber um aluno que não vai conseguir acompanhar a turma. Tudo aqui é baseado em dados e estatísticas e um aluno que vai mal “mancha” o nome da escola e isso pode atrapalhar os dados e fazer com que menos alunos queiram estudar ali. Por isso a prova é tão importante.

Para quem não conhece a prova de proficiência, no Brasil temos IELTS e TOEFL, é uma prova baseada nos quatro principais pilares do inglês: speaking, reading, listening e writing.

  • Listening: nessa parte você ouvirá diálogos, partes de aulas/palestras e coisas do tipo. Você pode anotar no papel palavras ou coisas que achar importante e logo depois que o dialogo acaba você irá responder questões sobre o que acabou de ouvir. IELTS: 30 min / TOEFL: 60 a 90 min
  • Reading: normalmente são dados alguns textos para você ler e responder questões de interpretação baseado neles. Pode ser um texto grande e outro menor, dois grandes, vários pequenos. Cada prova tem um estilo. IELTS: 60 min / TOEFL: 60 a 80 min
  • Writing: você vai escrever duas redações com temas dados pelas provas. Normalmente uma é baseada num tema especifico e essa é a que você precisa escrever mais. E a outra é baseada em algum gráfico, figura, conversa. Essa segunda já é um texto menor. IELTS: 60 min / TOEFL: 50 min
  • Speaking: essa parte da prova é feita de maneira diferente nos dois testes, um é pessoalmente e outro pelo computador. Basicamente o teste é divido em duas partes, uma primeira que você fala coisas aleatórias e responde perguntas mais rápidas e uma segunda em que você precisa dar opinião, se desenvolver mais e ficar por um período maior falando. IELTS: 11 a 14 min / TOEFL: 20 min

Você sera avaliado em cada uma dessas categorias para o seu nível de inglês, mas na minha opinião muita coisa pode interferir nessa nota:

  • a quanto tempo você não pratica seu speaking,
  • se você “treinou”/estudou para a prova,
  • se você estava nervoso no dia,
  • se o tempo te atrapalhou…

Eu fiz um video contando para vocês as diferenças que eu senti entre essas duas provas, já que eu já fiz as duas. Se quiser assistir é só clicar aqui.

Lembrando que essas provas são bem caras, variam entre $100 a $200, isso, em dólares, então lembre-se que você precisa de um cartão internacional para pagar e também que é super importante você se preparar para essas provas. Não é um valor que você pode “arriscar” para ver no que vai dar.

Existem inúmeros sites por ai que disponibilizam testes online para você ir treinando, e se você precisa de uma nota muito alta acho super valido procurar um curso especifico para essas provas. Muita coisa é macete, como utilizar seu tempo, o que fazer primeiro, e outras coisas e muito disso a gente aprende nesses curso. Investimento nunca é demais quando queremos muito uma coisa.

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *