Materiais usados no Bullet Journal + dica valiosa!

Oi pessoal! Tudo bem com vocês?

Há algum tempinho atrás a Fê fez um vídeo sobre o Bullet Journal dela e mostrou um pouco dos materiais que ela usa! (não viu o vídeo e nem é inscrito no canal? Clica aqui!) Então resolvi também contar pra vocês os materiais que eu uso na hora de me organizar – e um pouco de como uso cada um deles!

Os básicos: caderno, lapiseira, borracha e régua.

Bom, nada mais básico de material para um BuJo do que um caderno, né? Atualmente eu uso o Caderno Pontado da Cícero (e confesso que ainda tenho mais dois iguais guardados porque acabei pegando uma promoção e fiz estoque, haha) na cor Turquesa. As folhas internas são de papel Pólen 80g, que eu particularmente adoro, mas que às vezes deixa passar uma caneta ou outra. Nada muito grave, mas é um fato que leva a dica do final do post – vocês vão ver!

Além do caderno, acho que o mais básico (além das canetas) são lápis (ou lapiseira, no meu caso), borracha, régua e qualquer outro gabarito que você possa ter. Digo isso porque, pelo menos pra mim, fazer um rascunho dos layouts antes de passar a caneta é fundamental. Além de conseguir criar algo mais harmonioso, evita aqueles errinhos né? Claro que isso vai de pessoa pra pessoa, mas acredito que fazer um guia antes de fazer o layout definitivo pode ajudar muito! Sem contar que, pra uma ilustradora como eu que ama encher o BuJo de desenhos, usar esses materiais é de praxe. 🙂

Decorando: papéis, washi tapes e adesivos.

Decorar o Bullet Journal, pra mim, é uma terapia! E ter materiais que me ajudam nisso é algo fundamental. Normalmente, gosto mesmo de encher o BuJo de desenhos. Mas muitas das vezes as tarefas são tantas que não dá tempo de ilustrar ou fazer coisas muito elaboradas. E é aí que entram em cena vários papéis coloridos, washi tapes e adesivos!

Sabe aquele papel de carta antigo, ou aquele kraft de algum envelope? Pois bem, eles podem ser muito úteis na hora de criar algo pra decorar as páginas do BuJo. Tudo vale! Normalmente, além de reciclar papeis que já tenho em casa, também compro blocos de papel coloridos que me ajudam a compor com os temas mensais. Esse tipo de papel está disponível em várias marcas e em qualquer papelaria! Outra coisa que também costumo usar são bloquinhos de anotação coloridos, ou post-its!

E não preciso explicar sobre washi tapes né? Além de ajudar a colar uma infinidade de coisas no BuJo, elas dão aquele toque especial – e fazem pessoas como eu, loucas por papelaria, surtarem um pouquinho, haha. Não tenho tantas washis quanto gostaria (todas as que tenho, inclusive, comprei no AliExpress), mas sempre me virei com elas. Além das washis, também descobri recentemente a magia dos adesivos! Sejam comprados, de freebies ou criados por mim mesma: são uma mão na roda na hora da pressa.

Canetas: para escrever e decorar.

Não posso entrar nesse assunto sem falar das queridinhas da minha vida: as UniPin Fine Line. Já falei sobre elas em um dos primeiros posts que fiz aqui no blog (pra conferir, clique aqui), e falo de novo e quantas vezes precisar, haha! Além de ter várias pontas diferentes, as UniPin não vazam para o outro lado da folha e tem uma escrita super macia. Uso tanto para ilustrar (no BuJo e fora dele) quanto para escrever – no dia a dia uso uma 0.1. Mesmo para pintar áreas um pouquinho maiores, a sobra que fica atrás da folha é quase que imperceptível.

Além das UniPin, também utilizo algumas canetas de ponta dupla que comprei no AliExpress. Comprei o conjunto no intuito de usar a ponta Brush para fazer lettering, mas, não gostei nada da textura da ponta. Como ela tem cores LINDAS, agora uso tanto para ilustrar tanto para o BuJo. A melhor parte é que, se não houver um certo exagero nas camadas de tinta, ela não vaza para o outro lado da folha, não importando qual ponta seja usada – ainda mais com as cores mais clarinhas.

Outras canetas que uso MUITO e adoro, são algumas Brush Pens pretas (também do AliExpress – aliás, quem quiser link dessas belezinhas, só pedir aqui nos comentários que eu respondo com prazer). Uso pra tudo! Títulos, escrever os dias da semana, decorar e etc. E claro, Stabilos! Infelizmente não tenho muitas cores (e as que tenho vazam um tiquinho pro outro lado da folha) então acabo usando pouco. Mas, né, Stabilo é uma paixão sem cura e um dos objetivos da minha vida ainda é ter todas as cores, haha!

E pra corrigir? Normalmente, se o erro é básico, uso corretivo em fita ou caneta branca (atualmente uso a Gelly Roll da Sakura, tanto pra esse intuito, quanto pra colocar detalhes nos letterings e ilustrações). Se o erro foi gritante demais, colo alguma coisa em cima. Mas vamos combinar: errinhos no BuJo não são um problema gigante, afinal, eles tem um pouquinho de nós também né? Tudo faz parte. 🙂

Dica fundamental: faça testes de suas canetas antes de usar!

Ok, pode parecer uma dica muito óbvia, mas, muitas vezes, a gente se perde na empolgação de usar um material novo e esquece de testá-lo no BuJo antes de usar. Criar um spread para reunir os materiais que você usa, além de ser útil e evitar possíveis acidentes, também é uma diversão! Eu pelo menos adoro fazer esse tipo de coisa, e sempre que quero usar algo novo, crio um espacinho no final do meu BuJo só pra ter uma “galeria” específica para cada material.

E não só com canetas! Também uso muito lápis de cor nas ilustrações que faço no Bullet Journal e os testes me ajudam a ver como a cor de cada lápis vai ficar nas páginas e a decidir quais vou usar.

Mas como eu disse ali em cima: erros são normais. Aquela caneta nova maravilhosa vazou pra outra página? Sem problemas! Dá pra corrigir ou simplesmente viver com isso, ir pra próxima página e aprender com a experiência!

 


 

Espero que vocês tenham gostado do post de hoje! E contem pra mim e pra Fê aqui nos comentários quais materiais são INDISPENSÁVEIS pra vocês na hora da organização.

Beijo beijo e até a próxima!

Instagram: @camila.bisson

Twitter: @camilabisson

 

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *